ITEMM

BLOG

Faculdade no 2º semestre de 2022? Ainda está com dúvida?

Veja 5 dicas de como escolher o curso certo!

A indecisão e incerteza que pairam na sua cabeça após o término do ensino médio é algo torturante, não é mesmo? Saber o que fazer depois da escola é uma decisão que não deve ser tomada sem planejamento e pesquisa prévia.

Muitas vezes, a escolha a ser feita se encontra em um curso superior e esse é um grande passo para o resto da sua vida. O fato de ser uma grande escolha acaba impactando ainda mais a sua certeza sobre o melhor curso para o seu perfil.

Por isso, hoje daremos 5 dicas de como escolher o curso certo para fazer o seu sonho de estudar na faculdade se tornar uma experiência gratificante na sua vida. Boa leitura!

Separe a área que você mais tem carinho

Se você ainda não sabe nem por onde começar, essa dica é importante para conseguir abrir um leque de perspectivas de cursos.

Com centenas de graduações por aí, fica difícil ter uma certeza de o que queremos fazer. Você pode gostar de inúmeras profissões diferentes em áreas que são completamente opostas e tudo bem!

Porém, se a sua intenção é escolher o curso certo, o melhor a se fazer é identificar a área que você possui mais carinho e que também se encaixa bem no seu perfil, seja ele analítico, comunicativo, proativo, negociante etc.

Independentemente de ser de humanas, biológicas ou exatas, o que realmente pode fazer você identificar a área certa a seguir seria relembrar as matérias da escola que te chamavam mais atenção e que você se dava melhor. A partir desse exercício, algumas escolhas já ficam mais claras e seu trabalho acaba se tornando menor, porém com mais detalhes na escolha dentre os cursos separados.

Pesquise sobre o mercado de trabalho da área

Com sua área definida, tire alguns dos cursos separados que você tem interesse e pesquise seus mercados. As oportunidades de atuação, remuneração, quantidade de vagas, potencial de crescimento, carga horária e outros pontos te auxiliarão a entender se após a sua formação, seu campo de atuação dentro desse mercado de trabalho atenderá suas expectativas.

Converse e vá a palestras sobre a área escolhida

Ter opiniões de estudantes e profissionais da área escolhida pode te ajudar a entender detalhes sobre a graduação ou mercado de trabalho que as pesquisas não apontam. Poder perguntar a profissionais da área como é realizado o trabalho deles e o que eles têm de sugestão é algo que pode somar muito a sua decisão.

Pense mais do que somente em remuneração

Não podemos ser hipócritas a ponto de dizer que salário e remuneração não são importantes, mas isso não significa que sua escolha deve ser tomada baseado somente nesse fator.

Escolher um curso que proporciona identificação, segurança, estabilidade ou liberdade também é uma boa maneira de pensar no seu futuro. Com certeza, você deve querer ganhar seu dinheiro, mas também quer se sentir bem com seu trabalho.

Trabalhar com algo que você gosta pode te trazer mais ganhos de reconhecimento e financeiros do que simplesmente trabalhar com algo somente pelo dinheiro. O clichê “trabalhe com o que gosta” realmente faz a diferença.

Se o curso não for o certo, o próximo será

Mesmo após todo esse trabalho, não significa que sua escolha será certeira de primeira e tudo bem isso acontecer. Só porque você começou um curso e não se identificou com ele, sua decisão deveria ser largar de vez os estudos? Claro que não!

A experiência de seguir uma certa área e não dar certo só vai fazer a sua próxima escolha ser mais assertiva. Busque sentar na mesa, realizar suas pesquisas de novo e escolher outro curso que combine com seu perfil. Temos certeza que essa próxima tentativa será a perfeita no seu caso.

Esperamos que as dicas te ajudem a escolher a melhor opção para o seu futuro!

Se você precisar de alguma assistência com o seu futuro conte com o pessoal do ITEMM. Temos cursos perfeitos para você que busca um diferencial no mercado de trabalho e também te ajudamos a conseguir se alocar no mercado de trabalho!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *