ITEMM

Apoiando Talentos

O projeto Apoiando Talentos visa abordar a persistente dificuldade enfrentada por adolescentes e jovens ao ingressarem no mercado de trabalho, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. 

A desigualdade social é exacerbada pela falta de acesso à educação básica, escassez de cursos preparatórios, preconceitos arraigados e questões familiares complexas, como o abandono. Muitos jovens se encontram despreparados para adentrar o mundo profissional, carecendo de orientação e qualificação. 

Nesse contexto, a oferta de um curso preparatório emerge como uma solução crucial para inserir esse público no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que carecem de experiência profissional inicial.

 

Objetivo:
O projeto tem como objetivo preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, abordando questões como carreira e comportamento em entrevistas de emprego. Busca-se oferecer alternativas para suprir a falta de requisitos básicos necessários para competir por vagas, capacitando-os para escolher suas carreiras de forma informada e competir igualmente por oportunidades de emprego, possibilitando assim o início de suas jornadas profissionais em condições mais igualitárias.

 

· Levar os participantes a refletirem sobre suas habilidades e carreiras desejadas;

· Informar os participantes sobre as exigências do mercado de trabalho atual e futuro, assim como o comportamento profissional esperado;

· Capacitar os participantes para concorrerem às vagas de emprego e iniciarem nas empresas;

· Atender anualmente 240 adolescentes/jovens com o projeto.

 

Público-alvo:

O projeto é destinado a jovens e adolescentes com idades entre 14 e 20 anos, que estão envolvidos no Programa de Aprendizagem, seja estudando ou já tenham concluído o ensino médio. Ele também acolhe aqueles que fazem parte ou não de instituições voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de interessados em participar do processo de atração de talentos do Programa Jovem Aprendiz. O desenvolvimento do projeto ocorrerá de forma presencial nas instalações do ITEMM, com capacidade para atender 240 jovens por ano, ou seja, 20 participantes por mês.

 

Metodologia:

O projeto implementará oficinas profissionalizantes no ITEMM Santo André, realizadas semanalmente durante um mês, totalizando 16 horas de atividades. As aulas combinarão teoria e prática, incluindo uso do laboratório de informática, e os participantes receberão apostilas e acesso a cursos virtuais na plataforma da instituição para reforçar o aprendizado. Ao final, os jovens serão submetidos a testes escritos e entrevistas, com envolvimento do setor de Atração de Talentos do Itemm, para aplicar os ensinamentos e, potencialmente, encaminhá-los para vagas de Jovem Aprendiz. As inscrições serão feitas na instituição ou em parceiros, mediante preenchimento de uma ficha social.

· Durante o curso os participantes receberão orientação sobre o mercado de trabalho e carreira, e também elaborarão um currículo que será direcionado para o Departamento de Atração de Talentos da Instituição Itemm e também receberão algumas cópias para direcionar para demais vagas de seu interesse.

· Todos os participantes que concluírem os 4 encontros receberão um Certificado de participação, onde será discriminado a carga horária e os conteúdos.

 

Plano de Ação:

Encontro 1: Carreira + Windows
Encontro 2: Currículo e Entrevistas

Encontro 3: Word

Encontro 4: Excel

FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO ITEMM

FACENS – Nova parceira do ITEMM

Temos muito orgulho em ter a FACENS como nossa nova parceira, agora realizaremos capacitações com jovens aprendizes dentro das instalações da universidade.