ITEMM

BLOG

Mentira no currículo não! Veja como mentir no currículo pode ser prejudicial para sua carreira

Já passamos por isso também e sabemos que procurar o primeiro emprego ou estágio pode ser doloroso. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Hoje, falaremos sobre mentira no currículo e como essa estratégia pode ser maléfica para sua carreira. Boa leitura!

Ao procurar sua primeira oportunidade dentro do mercado de trabalho deve entender que o que mais conta é se especializar cada vez mais, adicionando cursos complementares e de idioma ao seu currículo.

O estudo é e sempre será o melhor aliado para você conseguir a sua tão sonhada carreira de sucesso!
Porém, mesmo com a possibilidade de se aperfeiçoar e encaixar no perfil da vaga pretendida por meio dos estudos, ainda existem pessoas que preferem recorrer a aquela “turbinada mentirosa” no currículo.

Ter um currículo completo, com experiência, objetivos profissionais, idiomas, cursos e aptidões é incrível – mas, se você ainda não tem, não vale a pena optar pelo caminho mais curto (no caso, a mentira).

A mentira no currículo é algo que ao invés de dar mais chances para um candidato, pode proporcionar o efeito contrário.

Ao mentir, você está admitindo para o empregador e até para si mesmo que você não tem os pré-requisitos necessários para a vaga pretendida. Além de, claro, demonstrar ao empregador a sua falta de ética e o correr o risco de passar pelo constrangimento, caso seja descoberto.

Mentir no currículo nunca foi uma boa ideia. Contudo, hoje o RH está ainda mais preparado para escolher o candidato que mais se encaixa nos perfis para as vagas da empresa. Diversos testes online, provas e dinâmicas na hora da entrevista são algumas das ferramentas utilizadas para comprovar os conhecimentos expostos pelos candidatos no currículo.

E mesmo que não seja pedido para que seu conhecimento ou idioma seja comprovado e certificado, os profissionais de RH possuem experiência inclusive para identificar quando um currículo ou candidato está mentindo.

Não escolha o caminho mais fácil e cômodo! Conte com o pessoal da ITEMM para te ajudar nessa longa jornada até o primeiro emprego ou estágio.

E caso você tenha dúvidas sobre como preparar o seu currículo e deixa-lo atrativo, confira o nosso blog para mais dicas!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *