ITEMM

BLOG

5 Dicas de como vencer a procrastinação no trabalho

A procrastinação é comum no ser humano. Mas mesmo sendo natural, deve-se saber medi-la e controlá-la – principalmente no ambiente profissional, caso você queira ser um profissional de sucesso.

O que causa a procrastinação?

Uma das causas psicológicas da procrastinação pode estar ligada a transtornos mentais, como problemas de ansiedade e autoestima. Os indivíduos têm medo do fracasso e, portanto, atrasam o início das tarefas. Além disso, fatores externos como ambiente de trabalho tóxico podem contribuir para gerar ela.

No trabalho, a procrastinação pode ser vista como atitude negativa, atrasando prazos e projetos importantes, e ser interpretada como falta de comprometimento pelos gestores, servindo como fator negativo na hora de um feedback ou consideração para promoção.

Por isso, é importante entender o que está fazendo você procrastinar no âmbito profissional. Fique neste artigo e descubra cinco dicas de como vencer a procrastinação no trabalho.

Entenda o que gera a procrastinação no trabalho

Prazos apertados? Gestor que gera muitas cobranças? O primeiro passo é encontrar o motivo da sua procrastinação e combatê-lo. Ansiedade, ambiente tóxico, problemas pessoais, tudo isso pode estar relacionado com suas atitudes de procrastinação. Faça uma análise profunda do que pode estar te incomodando e adiando o início de seus planos e projetos. Ademais, caso seja um projeto muito grande, você pode dividi-lo em partes menores e a cada parte concluída, recompense-se com algo.

Controle suas emoções

Muitas vezes a procrastinação pode estar relacionada à dificuldade em controlar suas emoções. Você demora a concluir um projeto por não estar inspirado ou algo a mais te aflige em relação à suas emoções?

Pare, pense e reflita sobre os problemas que você está passando e como isso afeta o mundo exterior ao seu redor, encarando seus sentimentos de frente.

Planeje suas ações

Parar para realizar uma análise e planejar os melhores passos para se chegar ao objetivo final é uma ótima maneira de ajudar na procrastinação. Quando se planeja algo e já se sabe como fazer e o que seguir, você fica mais motivado e tende a seguir na missão de cumprir todos os objetivos planejados.

Crie uma lista de tarefas, programe pausas e estipule prazos para começar a realizar as ações. Aplicativos como Trello, Google Agenda, Asana e muitos outros podem ajudar na sua organização pessoal e profissional, auxiliando você na gestão do tempo.

Entenda que é normal errar

Caso tenha medo de errar, saiba que é completamente normal e ele pode te levar ao aprendizado. O que você pode fazer é pedir ajuda e mostrar que tem vontade de aprender e realizar a demanda de maneira correta e caprichosa. O erro torna-se uma tarefa sucedida.

Pense em prazos reais

Não adianta você querer abraçar o mundo e não finalizar nenhuma tarefa. Aqui, o melhor a se fazer é pensar em planos e metas reais e tangíveis. Além disso, muitas vezes o senso de urgência pode levar à desmotivação.

Conclusão

É possível e muito importante vencer a procrastinação, pois ela é uma habilidade fundamental para desenvolvimento de carreiras. Caso você queira alavancar a sua e precisa de ajuda, conte com a equipe do ITEMM, temos parceria com as melhores empresas para você desenvolver o seu futuro profissional.

Saiba como a ITEMM pode ajudar no seu crescimento profissional clicando aqui!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *