ITEMM

BLOG

Como alcançar o crescimento profissional dentro da empresa?

Um estágio é uma excelente oportunidade para experimentar um campo de carreira, desenvolver habilidades e, potencialmente, trabalhar em uma empresa em período integral. Aqui estão 10 dicas para aproveitar ao máximo a experiência:

Conheça seus colegas de trabalho

Apresente-se a todos em seu departamento. Procure ter contato com cada pessoa e ter uma noção do que ela faz. Você nunca sabe quando alguém na empresa está fazendo algo que pode interessá-lo mais tarde. Você pode não querer trabalhar para sua empresa por muito tempo, mas com certeza deseja obter uma recomendação deles. Quanto melhor for seu trabalho e quanto mais familiarizado seu supervisor e outros funcionários estiverem com sua personalidade e seu trabalho, mais forte será a recomendação.

Estabeleça metas

É sempre uma boa ideia reunir-se com seu supervisor no início do estágio para saber quais são as expectativas dele em relação a você. Se o seu supervisor não marcar uma reunião com você, você deve pedir um tempo para encontrá-lo. O que você espera realizar todos os dias? Toda semana? Certifique-se de solicitar feedback de seu supervisor para se certificar de que você está no caminho certo. Finalmente, tenha em mente quais são seus próprios objetivos para o seu estágio e o que você gostaria de aprender. Discuta seus interesses com seu supervisor e pergunte se há oportunidades de se envolver nessas áreas.

Seja profissional

Esteja atento a como você se apresenta a seus colegas de trabalho e supervisor. Qual é o traje apropriado para o seu local de trabalho? Qual é a etiqueta de e-mail apropriada para a pessoa a quem você está se dirigindo? Se você tiver uma preocupação ou se houver um problema com o qual não tem certeza de como lidar, quem é a pessoa mais adequada para conversar? E não se esqueça dos princípios básicos da cortesia comum – seja pontual, agradeça, acompanhe e siga em frente.

Mantenha-se ocupado

Se as coisas estiverem lentas para você, certifique-se de que seu supervisor saiba disso. E então, se as coisas ainda estiverem lentas – leia algumas revistas especializadas ou veja se não há problema em perguntar a outro funcionário se ele precisa de ajuda. Ou gere ideias sobre o que você pode trabalhar como um projeto de longo prazo para preencher o tempo e apresente-o ao seu supervisor. Todo mundo tem que fazer um trabalho pesado em um ponto ou outro e quanto mais entusiasmado e disposto você estiver para fazê-lo, maior a chance de ser contratado em tempo integral e/ou receber uma forte recomendação. Além disso, talvez haja uma maneira melhor ou mais organizada de terminar o trabalho pesado.

Mantenha-se organizado

Faça anotações durante todas as reuniões e mantenha listas de tarefas e prazos. Mantenha seu espaço de trabalho limpo para que seu trabalho esteja organizado e fora do caminho quando você não estiver por perto. Tome cuidado para observar os processos de armazenamento de dados – se sua organização mantém arquivos em locais centrais, anote, observe e mantenha os registros de acordo com a política.

Assista e aprenda

Compreender e agir de acordo com a cultura de uma organização é importante sempre que você começa a trabalhar em um lugar novo. Assista e busque orientação de seus colegas. Quais são as rotinas da organização? Das pessoas? Leia todo o material organizacional, políticas e procedimentos, etc. Se for apropriado, peça para participar de reuniões ou acompanhar outros funcionários para que você possa aprender os meandros do negócio.

Gerencie seu tempo com sabedoria

Sempre conclua os projetos no prazo e, quando uma tarefa estiver concluída, peça outra. Se você está se sentindo sobrecarregado com projetos, converse com seu supervisor sobre como priorizar seu trabalho.

Acompanhe seus projetos

Comece uma lista de todos os projetos em que você trabalhou para que possa discutir seu progresso com seu supervisor. Também o ajudará a lembrar de tudo em que trabalhou para atualizar seu currículo, adicionar a um portfólio ou falar em uma entrevista futura. Pergunte se você pode manter exemplos de projetos em que trabalhou em um portfólio. Lembre-se de que algumas dessas informações serão confidenciais, portanto, sempre obtenha aprovação antes de levar qualquer cópia do trabalho com você.

Convide seus companheiros de trabalho para um café

Seja durante ou após o estágio, pergunte ao seu superior hierárquico e/ou a outros colaboradores se dispõem de 15 minutos para um café e uma conversa. As pessoas gostam de falar sobre si mesmas e seu caminho. A chave é que o caminho de cada um é diferente, então tente alcançar o maior número de pessoas possível. Se você não obtiver uma resposta imediatamente, pergunte mais uma ou duas vezes. As pessoas estão muito ocupadas, muitas vezes quando você pensa que elas o estão ignorando – geralmente é porque estão sobrecarregadas e não porque não querem falar.

Reflita sobre sua experiência

Se não houver um processo formal de revisão, peça ao seu supervisor e colegas de trabalho feedback sobre seu desempenho para que você possa saber o que fez bem e quais áreas precisam ser melhoradas. Reflita sobre as habilidades que você adquiriu durante o estágio e atualize seu currículo com suas experiências e realizações. Mesmo que você decida que esse campo de carreira não é o certo para você, a experiência ainda é valiosa. Reúna-se com um conselheiro para discutir o que você aprendeu e quais etapas você pode seguir para avançar em sua carreira.

Em resumo, um estágio é uma oportunidade valiosa para desenvolver habilidades e crescer profissionalmente dentro da empresa. Para aproveitar ao máximo a experiência, é importante conhecer seus colegas de trabalho, estabelecer metas, ser profissional, manter-se ocupado, manter-se organizado, assistir e aprender.

No ITEMM oferecemos oportunidades de estágios, permitindo que você cresça profissionalmente e adquira habilidades indispensáveis para sua carreira. Aplicando essas dicas, você pode ter uma experiência de trabalho positiva e preparar-se para a próxima etapa de sua carreira.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *