ITEMM

BLOG

Como ser um Jovem Aprendiz?

Se você está pensando em começar sua carreira e foi aprovado em uma entrevista de emprego, é comum os entrevistadores perguntarem sobre a sua experiência.

Dito isso, até mesmo os jovens em busca de uma primeira chance são questionados sobre algumas das atividades que já realizaram. Um dos programas que ajudam a quebrar essa barreira é o Programa de Jovem Aprendiz.

Neste post, vamos fornecer todos os detalhes sobre este programa. Boa leitura!

Na prática, os programas de aprendizagem para jovens incentivam as empresas a contratar jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos para trabalharem.

Ou seja, um menor aprendiz com menos de 18 anos que ainda está no ensino médio já pode iniciar uma carreira, e tudo está dentro do escopo da lei. Isso porque o programa é instituído pela Lei Federal 10.097/00, conhecida como Lei do Aprendiz.

De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes que representa entre 5% e 15% do total de funcionários.

É importante ressaltar também que o menor aprendiz, pela Lei, é o jovem que estuda e trabalha. Ou seja, para trabalhar em uma vaga do projeto, deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino.

Em resumo, o Programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens iniciarem sua carreira profissional e construírem um bom currículo para o mercado de trabalho. Por outro lado, para as empresas, também é uma vantagem poder contar com uma força de trabalho jovem e com novas ideias.

Quer conhecer um pouco mais sobre o programa e como se inscrever? Acompanhe tudo por aqui.

Programa Jovem Aprendiz: como funciona?

O Programa de Aprendizagem de Jovens, ou aprendizagem de menores como é comumente conhecido, foi criado pelo Governo Federal em 2000 por meio de legislação específica (Lei da Aprendizagem) e posteriormente regulamentado por decreto.

O principal objetivo é promover o primeiro emprego e ajudar os jovens de todo o país com formação profissional.

Como mencionamos no início do artigo, os aprendizes são considerados pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo, têm entre 14 e 24 anos e recebem treinamento específico para uma função específica. Por Lei, você pode trabalhar para uma empresa por até dois anos como Jovem Aprendiz.

Outro pré-requisito é frequentar um curso técnico conveniado à empresa que oferta a vaga, sempre relacionado à atividade que está aprendendo na escola. No entanto, lembramos que o programa não deve ser considerado o mesmo que um estágio.

Onde encontrar as vagas de Jovem Aprendiz?

Em todo o país, muitas empresas e instituições anunciam vagas para Jovem Aprendiz na internet. Em outras palavras, você pode encontrar essas oportunidades nos próprios sites das empresas, na área de vagas de trabalho.

Na maioria das vezes, a vaga anunciada está especificada como “Jovem Aprendiz” ou “Menor Aprendiz”.

Se você quiser ter segurança na hora de procurar o seu primeiro emprego, conte com o ITEMM para encontrar o cargo que é mais apropriado para você!

O ITEMM se preocupa em encontrar o match perfeito entre candidato e empresa!

Compartilhar:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *