ITEMM

BLOG

Como vencer o cansaço: Trabalho X Escola ou Faculdade

No dia primeiro de Abril de 2022, o Harvard Business Review postou um texto, escrito por Elizabeth Grace Saunders falando sobre como construir hábitos quando você está REALMENTE EXAUSTO.

O texto fala principalmente sobre hábitos angulares, que são aqueles que te impulsionam a ter outros hábitos, que causará um “efeito dominó” em sua vida. Hábitos angulares podem te impulsionar para o bem, ou para o mal, depende de como você lida com eles.

Um exemplo de bom hábito angular, é o de se exercitar com frequência: quando nos exercitamos com frequência tendemos a comer de maneira mais saudável, ingerir mais água e ter uma noite de sono melhor, tudo isso por um hábito.

Já um exemplo de “mau” hábito angular é o de dormir tarde: quando você dorme tarde, a tendência é de levantar de mau humor, pelas poucas horas de sono, e o estado letárgico em que você estará ao longo do dia vai lhe convencer a fazer escolhas preguiçosas, como comer Fast Food, pular a academia, e se jogar no sofá ao chegar em casa.

No post de hoje, vamos falar sobre como construir hábitos que vão lhe ajudar a vencer o cansaço, principalmente se você trabalha e estuda. Boa leitura!

Comece com o sono

Se você está super cansado, a chave para uma maior produtividade não é forçar mais, mas pressionar menos. Quando você começar o hábito de dormir o suficiente, entre 7-9 horas por noite, você se sentirá muito melhor!

O segredo para dormir mais cedo é trabalhar em sua rotina antes de dormir para que, quando estiver na cama, possa realmente adormecer. Experimente estratégias diferentes, como desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir, não assistir a nada muito estimulante tarde da noite ou simplesmente diminuir as luzes.

Dica para começar com a regra do 3,2,1:

  • Sem trabalho 3 horas antes de dormir;
  • Sem comida 2 horas antes de dormir;
  • Sem telas 1 hora antes de dormir.

Você é o que você come!

Depois de se dar tempo suficiente para descansar, você terá a capacidade de trabalhar em outras áreas. Os próximos hábitos mais eficazes para reconstruir sua energia envolvem estratégias nutricionais simples.

Um hábito efetivo é começar a beber mais água. Maior ingestão de água melhora a energia, ajuda a concentração e reduz a fadiga e a ansiedade. Crie o hábito de ter sempre um copo de água cheio ou uma garrafa de água perto de você.

Em seguida, pense se você está recebendo nutrição suficiente. É comum estarmos tão
absortos no trabalho ou termos tantas reuniões consecutivas que não sentimos que temos tempo para comer – ou simplesmente nos esquecemos disso!

Se você se encontra nessa situação, compre algumas opções de nutrição muito simples, como barras ou shakes de proteína, que você possa sempre guardar em sua mesa. Estabeleça como meta consumir pelo menos um ou dois durante o dia.

É muito importante tomar cuidado no que estamos comendo, quanto mais natural melhor! E de preferência, procure uma nutricionista!

Corpo são, mente são!

Pode até ser um clichê, mas essa pode ser a solução para a sua exaustão! Depois de ter os blocos de construção do sono e da nutrição estabelecidos, você precisa começar a pensar em se integrar à atividade física.

Contraintuitivamente, o exercício em última análise dá a você mais energia ao longo do dia em vez de esgotá-lo.

Também tem os benefícios adicionais de melhorar humor, qualidade do sono e foco. Se você fizer pelo menos 25 minutos de exercícios cardiovasculares vigorosos pelo menos três vezes por semana, poderá melhorar seu bem-estar geral.

Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a combater a exaustão e que você possa alcançar tudo aquilo que almeja em sua vida pessoal e profissional!

Para mais dicas, acompanhe o nosso Blog!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *