ITEMM

BLOG

Cresça junto com o Programa de Estágio!

Um estágio exige muito trabalho árduo e planejamento. No post de hoje vamos explorar dicas para aprender e crescer com seu estágio. Boa leitura!

Tudo está relacionado com ganhar experiência e contatos que o ajudarão em seus futuros objetivos de carreira. Aqui estão algumas dicas a serem seguidas para crescer com seu estágio:

Defina metas claras para o estágio

Em qualquer trabalho, é fundamental saber o que se espera de você e seu estágio não será diferente. Ao definir metas específicas com seu empregador, você ganhará estrutura e significado para seu estágio, além de evitar frustrações ou conflitos desnecessários.

Aqui estão alguns exemplos de metas e expectativas que você pode querer discutir:

  • As habilidades específicas nas quais você deseja trabalhar;
  • As áreas ou projetos específicos em que seu empregador precisa de ajuda;
  • Como você buscará orientação ou fará perguntas quando necessário;
  • Onde encontrar recursos e respostas por conta própria quando possível;
  • Como seu empregador fornecerá feedback sobre seu desempenho;
  • Como comunicar sobre atrasos ou ajustar cronogramas em uma tarefa, se necessário.

Sempre siga o plano

Sempre que você for designado ou concordar em concluir uma tarefa, sempre siga em frente. Se você sentir que não pode cumprir suas promessas, comunique isso ao seu supervisor.

Explique o porque e quais serão seus próximos passos. Aprender a priorizar e delegar responsabilidades compartilhadas pode ajudar a evitar situações em que você pode entregar de forma insuficiente.

Com o tempo, ao concluir suas tarefas atribuídas e aceitas, você ganhará constantemente a reputação de ser confiável.

Assuma seus erros e corrija-os

Durante seu estágio, você pode cometer erros, e tudo bem. Cometer erros faz parte da curva de aprendizado. A chave é aceitar a responsabilidade quando as coisas não saem como planejado. Assumir suas ações e articular soluções possíveis resultará em uma resolução mais rápida e permitirá que outros o vejam como um líder.

Um cenário possível poderia ser:

Você perdeu um prazo para um projeto importante.

Uma solução poderia ser:

Primeiro, comunicar ao seu supervisor que está ciente de que perdeu o prazo. Forneça razões sem dar desculpas. Por exemplo: “Eu subestimei quanto tempo levaria para concluir esta tarefa e assumo a responsabilidade por isso”.

Em seguida, forneça soluções sobre como você resolverá o problema. Por exemplo: “Consegui reorganizar minhas outras tarefas e poderei concluir isso até o final do dia”. Em seguida, tome as medidas necessárias para resolver o problema.

Busque oportunidades de crescimento

Seus primeiros dias e semanas podem incluir sessões de integração e treinamento. Aproveite qualquer tempo de treinamento oferecido para fazer perguntas e aprender novas habilidades. Se não houver nenhum treinamento formal, encontre novas fontes de informação por conta própria.

Esta é uma rara oportunidade de entender como uma organização funciona por dentro e por fora. Para tirar o máximo proveito do seu estágio, aborde cada hora do dia de trabalho com energia e curiosidade.

Construir uma perspectiva positiva em todo

Durante seu estágio, você aprenderá muitas novas habilidades, navegando em uma nova hierarquia e se estendendo de todas as maneiras que promovem o crescimento pessoal e profissional. Cada um deles provavelmente resultará em estresse e insegurança em um ponto ou outro.

Para neutralizar essa incerteza, identifique maneiras de construir um pensamento positivo. Se você estiver fazendo um diário, documente os altos e os baixos. Pratique a gratidão destacando as razões por trás dos bons resultados.

Seja gentil consigo mesmo quando as coisas não saem como planejado e encontre maneiras significativas de se recompensar pelo trabalho árduo bem feito.

Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a aproveitar ao máximo o seu estágio, e que você possa crescer pessoal e profissionalmente com ele!

Para encontrar o estágio ideal, acesse o nosso site e se cadastre no nosso programa de estágio!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *