ITEMM

BLOG

Diferença entre curso técnico, bacharelado e tecnólogo

O mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas excelência e formação. Porém, quando você busca algum curso para fazer as diversas opções te deixam confuso?

Para poder te ajudar a escolher o curso que mais se encaixa no seu perfil, o pessoal do ITEMM separou as diferenças entre os cursos técnicos, bacharelados e tecnólogos. Boa leitura!

Principal diferença entre os cursos técnicos e os de bacharelado ou tecnólogos

Principal diferença entre os cursos técnicos e os de bacharelado ou tecnólogos é o seu nível. Enquanto os cursos técnicos são de nível médio, voltados para quem procura rápida inserção no mercado, o bacharelado e tecnólogo são de nível superior.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos, como já adiantamos, são ótimos para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho por serem mais curtos. Eles possuem conteúdos mais práticos e focados no mercado diretamente e podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está no ensino médio, a partir do segundo ano.

Modalidade Bacharel

Já os pré-requisitos para cursar o nível superior na modalidade bacharel são: Ter concluído o ensino médio e ser aprovado em algum processo seletivo (ENEM ou vestibulares próprios).

Os cursos dessa modalidade são de maior duração, indo de no mínimo quatro até seis anos e possuem uma formação mais abrangente. Esse leque maior de conhecimentos faz com que o estudante construa uma base sólida de conhecimento em uma área para que depois ele possa se especializar em uma carreira específica.

Como bacharelado finalizado, o estudante pode cursar uma pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Todos os cursos são certificados com diploma e podem ser feitos de forma presencial ou remota.

Curso Tecnólogo

Assim como o bacharelado, os cursos de tecnologia são graduações de nível superior. Para serem cursados, os estudantes têm que passar pelas mesmas etapas que um curso bacharel, precisam ter finalizado o ensino médio e passado em algum processo seletivo, seja o ENEM ou outro vestibular.

A maior diferença desses cursos para os bacharéis é a metodologia de ensino. Eles possuem menor duração, mas o conhecimento é mais focado em prática e ligado ao mercado de trabalho. Os cursos tecnólogos são uma ótima opção para quem busca entrar em alguma área do mercado de trabalho que envolva tecnologia e de forma rápida.

Até para quem já trabalha na área de tecnologia, o curso tecnólogo pode vir a ser uma ótima saída.

Os cursos tecnólogos permite também que o estudante consiga realizar pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, só é necessário procurar as universidades que têm esses cursos. Outro detalhe é que alguns concursos públicos não aceitam essa graduação, então fique esperto com os editais.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Nós, do ITEMM, procuramos ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho, se você estiver procurando cursos para se especializar ou ajuda conte com a gente!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *