ITEMM

BLOG

Elementos que não podem faltar no seu currículo!

Sabemos que, durante um processo seletivo, um dos momentos que mais assuntam os candidatos é a entrevista de emprego. Mas, para chegar nessa etapa, é importantíssimo que o seu primeiro contato com a empresa destaque todo o seu potencial.

E esse primeiro contato é o currículo!

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos listar elementos que não podem faltar no seu currículo e que ajudarão a potencializar as suas chances no mercado de trabalho. Boa leitura!

Informações de contato em destaque!

Isso pode parecer óbvio, mas muitos candidatos às vezes esquecem de incluir informações básicas como o endereço de e-mail. Aproveitamos para recomendar que insira essas informações no canto superior direito da página, bem visível e claro. 

Deve considerar aqui o seu nome, número de telefone e endereço de e-mail como informações essenciais e que não podem conter erros de escrita (não é necessário incluir o endereço residencial, documentos como RG e CPF e nem mesmo foto).

Para qual cargo irá se candidatar?

Definir de forma objetiva para qual cargo você pretende se candidatar e usar palavras relacionadas ao cargo podem ajudar e muito o destaque do seu currículo. Isso porque, muitas empresas utilizam ferramentas de triagem de candidatos online e, com essas palavras-chave, você pode ser encontrado facilmente.

Essa fica vale tanto para menção ao cargo, quanto habilidades, pontos fortes e/ou formações.

Destaque todo o seu potencial!

Vale mencionar todos as certificações, workshops e palestras que agregam conteúdo para sua formação profissional. Explore todas as opções, principalmente no que pode favorecer o interesse do recrutador em te conhecer.

Comece pelo mais recente e avance até completar a lista, incluindo a formação acadêmica.

Não esqueça de mencionar seus pontos fortes!

Nesse momento é preciso que você fale sobre si mesmo, mas sem exageros! Foque em atribuições e características que são fundamentais para o cargo que está buscando, como por exemplo:

  • Boa comunicação
  • Boa organização
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade e inovação

Fale também sobre trabalhos voluntários ou atividades extracurriculares!

Embora o serviço social não conte propriamente como experiência de trabalho, tem valor no sentido de proporcionar aprendizagem. Não hesite em incluir informações sobre participações em projetos com ONGs ou instituições públicas.

Aproveite também para analisar as habilidades que o cargo exige e, se algum de seus hobbies ou atividades esportivas podem contribuir com algo relevante.

Por exemplo, se você está se candidatando a um cargo em sua escola, seu envolvimento com essas atividades pode diferenciá-lo de outros candidatos.

Agora que você já conferiu todas essas dicas, está na hora de começar a preparar o seu currículo. Esperamos que com o seu CV mais atrativo, consiga conquistar o trabalho dos seus sonhos! Boa sorte!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *