ITEMM

BLOG

Jovens Aprendizes realizam Festa Junina com foco em competências para o mundo do trabalho 

Festa Junina com Propósito: jovens aprendizes de Jaguariúna vivenciam projeto educativo e colaborativo 

Entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, o polo Jaguariúna do ITEMM realizou a Festa Junina com Propósito, uma ação pedagógica que integrou a tradicional celebração cultural com o desenvolvimento de competências essenciais para o mundo do trabalho. 

 A proposta transformou a festa em um projeto colaborativo, com comitês temáticos e divisão de tarefas que envolveram os jovens em atividades práticas relacionadas a planejamento, organização, comunicação, criatividade, cidadania e responsabilidade socioambiental. 

 

🌽 Como foi estruturado o projeto? 

Os jovens foram divididos em comitês temáticos, cada um com uma missão clara e foco em diferentes áreas de aprendizado: 

 Comitê de Comunicação e Divulgação: criaram convites, cartazes e recados criativos, exercitando escrita, criatividade e noções de design. 

 Organização e Logística: cuidaram do cronograma, disposição do espaço e lista de materiais, desenvolvendo habilidades de planejamento e solução de problemas. 

 Animação e Cultura Junina: selecionaram músicas, brincadeiras e compartilharam a história da festa, promovendo oralidade, pesquisa e expressão cultural. 

 Sustentabilidade e Limpeza: pensaram ações de consumo consciente, separação de recicláveis e organização pós-evento, estimulando consciência ambiental e cidadania. 

 

📚 Aprendizados em destaque: 

Durante a realização do projeto, os aprendizes trabalharam competências como: 

 – Planejamento e organização 

 – Comunicação oral e escrita 

–  Trabalho em equipe e cooperação 

Criatividade e resolução de problemas 

Valorização da cultura popular 

Responsabilidade socioambiental 

 

 🤝 Um encerramento com sentido 

Após as festas, cada grupo participou de uma roda de conversa reflexiva, avaliando os aprendizados, os desafios enfrentados e as competências desenvolvidas — conectando diretamente a vivência com o ambiente profissional. 

 “Minha intenção era dar protagonismo aos aprendizes e ampliar suas experiências para além do conteúdo formal – e eles foram ótimos!”, relatou a responsável pelo projeto. 

 

 📸 Registros que inspiram 

Além das festas realizadas com cada turma, o projeto rendeu bons registros em foto e vídeo. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a Emmie!