ITEMM

BLOG

JOVEM APRENDIZ: Confira as habilidades e competências mais valorizadas pelos empregadores

Você sabe como ser um bom Jovem Aprendiz?

Bom, não há uma resposta 100% certa para essa pergunta, mas com certeza há algumas habilidades que você possa desenvolver e que destacam o seu perfil em uma seleção!

Por isso, o ITEMM separou um guia sobre as 5 habilidades e competências mais valorizadas pelos empregadores para Jovens Aprendizes. Confira:

1. Comunicação Eficaz

Os empregadores valorizam os jovens estudantes que podem se expressar com clareza, ouvir com atenção e comunicar informações de forma adequada, seja por meio de entrevistas presenciais, e-mails ou outras formas de comunicação.

A comunicação eficaz também inclui a capacidade de fazer perguntas apropriadas e pedir feedback, mostrando interesse em aprender e melhorar.

2. Proatividade

Ser proativo significa você se antecipar a problemas e buscar soluções. Desenvolva sua proatividade e com certeza você será visto como comprometido e motivado pelo seu gestor e colegas de equipe.

3. Trabalho em Equipe

É crucial você demonstrar que é capaz de colaborar, respeitar as opiniões dos colegas, ouvir e se comprometer com o trabalho em equipe. Dessa forma, você se mostra como um membro engajado e dedicado à equipe, o que é extremamente valorizado.

4. Capacidade de Aprender

É super importante, como Jovem Aprendiz, estar aberto a aprender coisas novas, adquirir conhecimentos e se adaptar a diferentes tarefas e desafios. Mostrar interesse em aprender e buscar oportunidades de crescimento profissional é uma característica que os empregadores valorizam bastante. Pode ser participando de treinamentos, cursos ou outras atividades de aprendizado. Afinal, estar sempre em busca de se aprimorar é algo que pode te destacar no mercado de trabalho.

5. Responsabilidade

Sabia que cumprir prazos, seguir as regras da empresa, assumir a responsabilidade pelos nossos erros e trabalhar com ética e integridade são atitudes que mostram o nosso comprometimento e cuidado com a nossa posição? É verdade! Os empregadores valorizam muito essa habilidade de ser responsável no ambiente de trabalho.

Além disso, assumir a responsabilidade pelos nossos erros é uma atitude madura e corajosa. Afinal, todos nós cometemos falhas em algum momento, mas é importante ter a humildade de reconhecê-las e buscar soluções para corrigi-las. Isso mostra que somos proativos e estamos dispostos a aprender e crescer profissionalmente.

Conclusão

Embora possa ser intimidador competir com candidatos mais experientes, se você é um Jovem Aprendiz em busca de oportunidades no mercado de trabalho, lembre-se de que essas habilidades podem fazer a diferença na sua busca por uma oportunidade de emprego e ajudá-lo a construir uma carreira de sucesso.

E, na trilha de sucesso para sua carreira, conte com a equipe ITEMM para te dar aquele impulso na busca da primeira oportunidade de trabalho.

Clique aqui e cadastre seu currículo. Boa sorte!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *