ITEMM

BLOG

O Dia Nacional do Estagiário: Veja mais sobre a data e como estagiários tem sua vida impactada com essa experiência profissional

No mês de agosto, comemoramos o dia do estagiário e nossa equipe gostaria de aproveitar esse momento para comentar um pouco mais sobre o assunto.

Afinal, o que significa ser estagiário?

São questionamentos como esse e também sobre como o estágio influencia a vida profissional de vários jovens que buscam adentrar no mercado de trabalho que vamos abordar no dia de hoje. Boa leitura!

O Dia Nacional do Estagiário

O Dia Nacional do Estagiário é celebrado no dia 18/08. A data foi criada por conta da publicação do Decreto nº 87.497, em 18 de agosto de 1982, norma revogada em 2019. Porém, mesmo com o decreto sem validade, a data ainda continua a ser comemorada nesse dia.

A nova lei que cobre os direitos dos estagiário é a nº 11.788/2008, que irá fazer 14 anos em 25 de setembro. A nova legislação garante alguns direitos aos estagiários, como:

  • Férias de 30 dias quando a duração mínima do estágio for de 1 ano;
  • Estágios não obrigatórios devem ter pagamento de bolsa e auxílio-transporte;
  • Carga horária máxima de 6 horas por dia durante segunda a sexta.

O dia do estagiário é uma data que reforça a importância de profissionais abertos a adquirir conhecimentos teóricos e práticos para as empresas, do mesmo modo que salienta a importância do estágio para o desenvolvimento profissional e pessoal de diversos jovens em começo de jornada.

O estigma de estagiário deve ser quebrado!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os estagiários não são pessoas responsáveis por buscar lanches, café ou cópias para seus veteranos. Eles funcionam como engrenagens essenciais para a dinâmica corporativa.

A vontade de conhecer aliada às ideias inovadoras fazem com que esses profissionais sejam grandes investimentos para várias empresas ao redor do mundo.

E você? Já pensou em fazer um estágio?

O estágio é o período que um estudante consegue conhecer mais sobre sua futura profissão. Essa experiência vai ajudar a ajustar seu perfil profissional, entender qual a vertente do curso que mais combina com você e principalmente, adquirir conhecimentos funcionais para o futuro na profissão escolhida.

E se você ainda tem dúvidas sobre programas de estágio, fale com a equipe do ITEMM e saiba mais!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *