ITEMM

BLOG

Qualidades de um Jovem Aprendiz

Como ser um bom jovem aprendiz? Antes de responder a essa pergunta, é importante conhecer o programa!

O “Programa Jovem Aprendiz” é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da
Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande porte
contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem recebe aprendizado teórico (em sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).

É bastante comum que quem está começando a carreira como jovem aprendiz queira fazer o melhor para se destacar e, de fato, aprender o máximo possível. No post de hoje, vamos dar dicas de qualidades que todo Jovem Aprendiz deve ter.

1. Não deixe os estudos de lado

Não é porque você começou a trabalhar que pode deixar de se dedicar aos estudos. Conquistar a vaga foi só o início, pois é a educação continuada e sua dedicação na sua área de conhecimento que vão te dar maiores chances de ser efetivado e de ser bem sucedido em sua carreira.

2. Demonstre responsabilidade e comprometimento

Independentemente do quão simples uma tarefa possa parecer, sempre seja responsável e comprometido ao executá-la. Preste atenção para evitar pequenos erros ou enganos.

Cumpra suas obrigações com pontualidade e mostrando que você tem a capacidade de assumir mais responsabilidades conforme for aprendendo.

3. Seja proativo

A proatividade é uma das qualidades mais buscadas no mercado de trabalho, portanto demonstrar que você tem a iniciativa de ir atrás de uma solução para um problema ou fazer algo mesmo antes de pedirem vão dar uma ótima impressão ao seu supervisor.

Tente sempre sair de sua zona de conforto e se mostrar disponível para aprender e realizar novas tarefas.

4. Questione

Não tenha medo de fazer perguntas quando não entender alguma tarefa ou quando quiser saber porque as coisas são feitas de uma determinada maneira.

Seus colegas e superiores sabem que você ainda está aprendendo e verão sua curiosidade e interesse como pontos muito positivos.

5. Observe e aprenda

Observar como as outras áreas da empresa funcionam e como outros funcionários lidam com as situações do dia a dia do trabalho é uma ótima forma de aprender.

6. Peça feedback

Sempre converse com seu gestor e pergunte sobre seu desempenho. Tente entender em quais pontos você está indo bem e onde você pode melhorar, sempre buscando valorizar sua participação na empresa.

7. Estipule metas e objetivos

Ao começar como jovem aprendiz tire um momento para pensar quais objetivos a curto e longo prazo você quer atingir com essa experiência profissional.

Pense aonde você quer estar daqui a um, dois ou 5 anos e se quer continuar a trabalhar na mesma área ou empresa, por exemplo.

Gostou do conteúdo?
Acompanhe o nosso Blog e saiba muito mais!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *