ITEMM

ITEMM

BLOG

Vale a pena ser Jovem Aprendiz? Entenda como o programa pode impulsionar sua carreira!

Você é jovem, está na faixa etária dos 14 aos 24 anos e ainda não possui experiência profissional? Talvez esteja pensando em como entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso no futuro.

Se é o seu caso, o programa de Jovem Aprendiz pode ser a oportunidade que você estava esperando!

O programa de Jovem Aprendiz é uma iniciativa que visa abrir as portas das empresas para jovens inexperientes, proporcionando-lhes uma chance de ouro para alavancar seus estudos e carreira. Se você quer entender mais sobre como esse programa pode impactar positivamente o seu futuro, continue lendo esta matéria!

Aprendizagem como solução para problemas educacionais

Em primeiro lugar, é importante destacar que para ser candidato a uma vaga nesse programa, você deve ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado em uma escola ou já ter concluído a educação básica. Participar do programa contribui diretamente para a redução dos índices de evasão escolar, um problema que afeta muitos jovens brasileiros.

Através da lei n° 10.097/2000, que regulamenta o programa, o aprendiz é incentivado a conciliar o trabalho com os estudos, o que ajuda a fixar melhor os conhecimentos adquiridos. Além disso, ele terá a oportunidade de desenvolver habilidades empresariais que muitas vezes não são abordadas no ensino tradicional.

Equilibrando trabalho e estudos

Uma das grandes vantagens do programa é que a carga horária de trabalho é reduzida, para não sobrecarregar o jovem aprendiz. O cronograma prevê uma jornada de no máximo quatro horas diárias e 20 horas semanais, ou, no caso de já ter concluído o ensino médio, até seis horas diárias e 30 horas semanais.

Direitos garantidos por lei

Assim como um empregado CLT, o jovem aprendiz também possui direitos assegurados por lei, como carteira de trabalho assinada, salário mínimo por hora trabalhada, vale-transporte, férias e 13º salário. Além disso, o empregador contribui com apenas 2% do FGTS e há isenção do aviso prévio remunerado e do pagamento de multa rescisória.

Empresas: incentivem um jovem e cresçam juntos

Para as empresas, o programa oferece uma oportunidade de moldar um profissional alinhado com a cultura e os valores da organização. Os recrutadores valorizam jovens com vontade de aprender e disposição para ouvir, pois eles estão iniciando suas jornadas no mundo corporativo e têm muito a desenvolver.

É importante ressaltar que o contrato de aprendizagem tem uma vigência máxima de dois anos, sem possibilidade de efetivação antes do encerramento ou renovação nessa modalidade. Isso permite que o jovem aprendiz esteja preparado para brilhar em qualquer lugar que atue, seja dentro da empresa ou em outras oportunidades.

Conte com o ITEMM para o seu futuro profissional!

Se você ainda não conhece o ITEMM, saiba que estamos aqui para ajudá-lo em sua jornada profissional. Com uma ampla gama de cursos e conteúdos, podemos auxiliá-lo a desenvolver suas habilidades e se preparar para o mercado de trabalho.

Não deixe essa oportunidade passar! Invista em seu futuro e inscreva-se no programa de Jovem Aprendiz para dar o primeiro passo rumo a uma carreira brilhante.

Conte com o ITEMM para fazer a diferença em sua vida profissional!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *